(11)

Whatsapp (11)

Vigotas Protendidas

Gostou? compartilhe!

As vigotas protendidas são feitas por concreto estrutural e executadas de forma rigorosa conforme as normas de controle de qualidade, com seção de concreto usualmente formando um “T” invertido, com armadura ativa pré-tensionada totalmente englobada pelo concreto da vigota, também designada em projeto como Laje Protendida. Esse tipo de produto você encontra em empresas especializadas no segmento.

As vigotas protendidas são elementos que compõem uma laje protendida, uma estrutura que é recomendada

para obras onde é necessário evitar escoramentos e que deve haver rapidez na finalização do projeto, com um custo acessível. Para sobrecargas também é uma excelente opção para qualquer vão de laje, já que atinge vãos de até 20m e grandes sobrecargas.

A protensão pode ser definida como o ato de aplicar numa estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência ou seu comportamento, sob ação de diferentes tipos. Durante a aplicação da protensão, o concreto e o aço são colocados em tensões normalmente superiores às que podem ocorrer na viga sujeita às cargas de serviço. Sendo assim, no caso, as vigotas oferecem uma espécie de “nova carga” às vigas

Em construções de grande precisão como pontes e viadutos, a protensão das vigas pré-moldadas permite vencer vãos maiores em comparação a modelos em concreto armado convencionais. Esse tipo de ação também permite a diminuição da utilização de aço e concreto por conta da aplicação de materiais de grande resistência.

Onde encontrar vigotas protendidas?

Se deseja encontrar esse tipo de material, conheça uma empresa que trabalha há 35 anos no segmento. Entre em contato com a Puma Laje Alveolar e saiba mais!